CRIATIVIDADE NO MARKETING XXIV
PROPAGANDAS INTELIGENTES XXIV (FÉRIAS)
"Viajar muda você por dentro". Esse é o novo conceito institucional da Stella Barros Turismo criado pela W/Brasil. A campanha é a primeira da agência para a marca e reforça o conceito mostrando os cérebros das pessoas sendo limpos por uma personagem - uma faxineira com as cores da Stella Barros - que passará a ser utilizada também como elemento unificicador em todas as peças de varejo. A imagem transmite a mensagem de que viajando você limpa a cabeça e esvazia a mente das preocupações.
Saiba mais:
http://invertia.terra.com.br/publi_news/interna/0,,OI2766624-EI10368,00.html
PUBLICIDADE - CARREIRA NO EXTERIOR SEDUZ BRASILEIROS
Um dos desafios das agências brasileiras no Festival Internacional de Publicidade de Cannes é tentar trazer de volta os áureos tempos do setor no país, quando as agências nacionais foram consideradas as melhores do mundo por quatro anos consecutivos, na virada da década.
Uma visita à área dos Young Lions, os jovens publicitários do festival, mostra que o caminho será difícil e bastante parecido com o da seleção de futebol: há mais brasileiros representando outros países do que o próprio Brasil. Entre os cinco brasileiros participantes da categoria de anúncios impressos nos Young Lions, apenas dois representavam o Brasil. Os outros eram dos Emirados Árabes, da Romênia e de Portugal.
Apesar de a presença brasileira ser comum em agências norte-americanas e européias, a novidade é que os mais jovens passaram a ser caçados para os países emergentes, como os do Leste Europeu e da Ásia. "Temos a tradição de ter bons diretores de arte no Brasil e, quando a agência na qual trabalho resolveu incrementar sua criatividade, logo pensaram em brasileiros", afirma Pedro Américo Pahl, diretor da Tempo Advertising, na Romênia.
Aos 27 anos, Pahl saiu do verão carioca direto para o inverno romeno. O pernambucano Rafael Rizuto foi levado para o Oriente Médio e não tem planos de voltar ao Brasil tão cedo. "Na agência em que trabalho há pessoas de 30 países", diz Rizuto. "Os árabes têm alto poder aquisitivo, mas sentem falta da estética ocidental." A importação de mão-de-obra talvez seja um dos motivos pelo qual cada vez mais países diferentes são premiados em Cannes. Malásia, Qatar, China e Cingapura conquistaram mais leões de ouro do que países ocidentais, na categoria de outdoor.
Fonte: O Tempo - 18/06/08.
BRASIL RECEBE 41 TROFÉUS EM CANNES
Com mais 4 troféus em filmes comerciais para televisão e cinema, o Brasil sai da 55ª edição do Festival Internacional de Cannes com um placar superior em prêmios em relação ao ano anterior.
Fonte: O Tempo - 21/06/08.
Festival Internacional de Publicidade de Cannes - http://www.canneslions.com/
Young Lions Brazil - http://www.younglions.com.br/index.php?fuseaction=home
21 DE JUNHO - DIA DA MÍDIA
A indústria da propaganda movimenta mais de 19 bilhões de reais na mídia. Ainda bem que todo esse dinheiro está em boas mãos.
Homenagem da AMP - Associação Mineira de Propaganda.
http://www.amp-propagandamineira.com.br/
PROFESSOR X
FÍSICO DA USP GANHA PRÊMIO DE R$ 800 MIL
O físico José Goldemberg, 80, professor da Universidade de São Paulo, é o novo quase-milionário da ciência brasileira. Goldemberg ganhou ontem de uma fundação japonesa um prêmio de 50 milhões de ienes (cerca de R$ 800 mil) por "ter dado grandes contribuições na formulação e implementação de diversas políticas associadas a melhoras no uso e na conservação de energia".
O Prêmio Planeta Azul , oferecido pela Asahi Glass Foundation, é dado há 17 anos a pessoas que se destacam em pesquisa e formulação de políticas públicas na área ambiental. Ao lado do Prêmio Goldman (o "Nobel" do conservacionismo) é o maior prêmio na área.
É a primeira vez que um latino-americano ganha o Planeta Azul. A honraria já coube a Gro Brundtland, ex-premiê da Noruega e chefe da comissão que elaborou o conceito de desenvolvimento sustentável, e a Susan Solomon, geofísica americana pioneira no estudo do buraco na camada de ozônio.
Também agraciado neste ano foi o glaciologista francês Claude Lorius, cujos estudos de testemunhos de gelo da Antártida ajudaram a decifrar as mudanças climáticas no passado e sua relação com os níveis de dióxido de carbono na atmosfera.
Ex-reitor da USP, ex-ministro da Educação e secretário nacional do Meio Ambiente (governo Collor) e um dos articuladores da Eco-92, o físico nuclear gaúcho é conhecido por suas contribuições para a mudança da maneira como o Brasil e o mundo enxergam a questão energética, nas décadas de 1970 e 1980.
Até então, os planejadores viam o consumo de energia como algo diretamente ligado ao PIB (Produto Interno Bruto) dos países -portanto, quanto mais energia se usasse, melhor.
O livro "Energia para um Mundo Sustentável", de Goldemberg e colegas, ajudou a quebrar o paradigma, ao propor que a energia é um meio de atingir objetivos sociais.
Goldemberg também desenvolveu o conceito de "leap-frogging" (ou "salto") tecnológico em energia, argumentando que países pobres não precisavam repetir a receita de tecnologia energética usada pelos países ricos no passado; poderiam "saltar à frente" com tecnologias mais limpas, como o álcool combustível -ele foi um dos pioneiros do Proálcool.
Questionado sobre se via o prêmio como um endosso indireto ao etanol brasileiro, o cientista afirmou: "O site do prêmio cita o programa do etanol, então acho que tem conexão".
Goldemberg diz não saber ainda o que fará com o dinheiro. "Tenho sido professor universitário a vida inteira. Ele é muito bem-vindo", riu.
Fonte: Folha de S.Paulo - 20/06/08.
Asahi Glass Foundation - http://www.af-info.or.jp/index/index_e2.html
ELEIÇÕES PRIMÁRIAS AQUI NÃO TÊM VEZ
A cada quatro anos fica-se com inveja do sistema americano de escolher candidato às eleições. Nenhum outro é tão transparente e proporciona tanta participação popular. Mais ainda se ficou desta vez, em que a disputa do Partido Democrata foi acirrada e à qualidade dos candidatos se somava a peculiaridade de um ser negro e o outro mulher. Não adianta ter inveja. A instituição da eleição primária, fruto da combinação do radical federalismo americano com o sistema bipartidário, viaja mal para outros climas. No Brasil, as chances de vingar com igual viço são nulas.
Do federalismo vigente nos Estados Unidos resulta que nem mesmo a eleição presidencial pode ser considerada propriamente nacional. É, antes, a soma das diversas eleições estaduais. Tanto é assim que nem sempre o candidato que obtém mais votos nacionalmente é o eleito – o que vale é o Colégio Eleitoral, em que cada estado tem determinado peso. A mesma lógica impõe uma seqüência em que as primárias se sucedem estado por estado. Exige-se dos candidatos que marquem presença e façam campanha em cada um deles. Teria pouco sentido, em países sem o mesmo tipo de federalismo – e o Brasil é um deles –, copiar o modelo. Mesmo que tivesse sentido, esbarraríamos em outro obstáculo – o quadro partidário amalucadamente pródigo. Pressuposto para o interesse e o engajamento popular nas primárias é um quadro partidário enxuto. Nos EUA, são só dois os partidos que contam. Fossem muitos, a atenção popular, assim como a cobertura de mídia, tenderia a se dispersar, se é que haveria condições de haver as eleições, tantos seriam os desafios logísticos impostos aos organizadores.
Pode-se contrapor que tais argumentos não impedem a realização de prévias no âmbito dos filiados aos partidos, num mesmo dia, sem a peregrinação estado por estado. O.k., mas assim não teríamos nem transparência nem, principalmente, participação popular como nos EUA. Pode-se argumentar também que eleições primárias não são o único jeito de garantir transparência e participação à escolha. Haverá outros, e a internet está aí para ajudar a encontrá-los. Mas... interessa? A resposta é não. A escolha é fechada porque assim se deseja. A organização (ou desorganização) política brasileira como um todo – da liberalidade com que proliferam os partidos à eleição para deputado por um sistema que o eleitor não compreende e que só canhestramente o representa – já provou ser disfuncional. Nem por isso será reformada. Interessa a seus operadores que seja disfuncional. De igual modo, interessa escolher os candidatos em segredo. Resta-nos o consolo de que, com todas as suas virtudes, as eleições primárias também produzem monstrengos. George W. Bush passou por elas – e venceu.
Roberto Pompeu de Toledo - Fonte: Veja - Edição 2065.
PROFESSORA PASQUALINA
LIVROS PARA SE LER
Título: A Tempestade
Autor: William Shakespeare
Categoria: Literatura
Idioma: Português
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2342
(Colaboração: A.M.B.)
EXEMPLO DE EVOLUÇÃO NO ENSINO VEM DO INTERIOR
A cidade mineira de Rio Piracicaba, a 120 km da capital, tem realizado uma demonstração exemplar de como aplicar na prática a lei federal, estabelecida em 2003, que cobra a inclusão da temática "História e Cultura Afro-Brasileira" no currículo escolar fundamental e médio.
Desde 2005, professores, pedagogos e alunos da Escola Municipal Bernardo Ferreira Guimarães desenvolvem o projeto Caxambu, que envolve atividades multidisciplinares com o objetivo de valorizar e aprofundar os estudos da cultura afro-brasileira na escola.
Fruto desse trabalho, foi lançado recentemente o livro "Educação Étnico-racial e o Projeto Caxambu: Nossa História, Nossa Vida", com organização de Agda Consolação Vieira, que conta a experiência educacional da escola. O livro, que pode servir não só de fonte bibliográfica para alunos e professores, mas também como inspiração para a criação de novos projetos em outras escolas, mostra o trabalho na Bernardo Ferreira Guimarães entre 2005 e 2007.
"Educação Étnico-racial e o Projeto Caxambu" foi organizado em quatro partes que mostram o processo desenvolvido, desde a formação dos professores e pedagogos de modo a capacitá-los para ensinar aos alunos, até histórias do povo africano, danças, costumes, culinária e uma pequena enciclopédia de animais da África. O livro inclui também poemas feitos pelos estudantes e um estudo sobre plantas medicinais.
O projeto Caxambu pretende agora criar um museu em Rio Piracicaba para socializar o trabalho já produzido pela iniciativa.
Fonte: O Tempo - 18/06/08.
Saiba mais:
http://www.palmares.gov.br/003/00301009.jsp?ttCD_CHAVE=1324
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