FALANDO EM PROVOCAÇÃO
MÁSCARAS QUE PROTESTAM
English:
http://www.thedailystar.net/newDesign/print_news.php?nid=95724
http://www.oxfam.org/en/campaigns/g8-2009
Integrantes de ONG inglesa com máscaras dos líderes dos países do G8 protestam, em Roma, contra o encontro; cena faz referência ao imperador romano Nero, que tocava harpa enquanto Roma pegava fogo.
Fonte: Folha de S.Paulo - 07/07/09.
Oxfam - http://www.oxfam.org/en/campaigns/g8-2009
Leia mais:
http://noticias.digi.com.br/imagens/2009/07/06/c-pula-do-g8
http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI3860934-EI8142,00.html
‘‘Em casa de enforcado não se fala em corda’’
Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente, se recusando a falar sobre a crise do Senado durante uma visita à Casa para celebrar os 15 anos do Plano Real
Fonte: Época - Edição 582.
51° CONGRESSO DA UNE
O debate sobre o acesso ao Ensino Superior ganhará espaço privilegiado durante o 51º Congresso da UNE no 1º Encontro Nacional dos Estudantes do ProUni. O evento acontecerá nos dias 16 e 17 de julho, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, localizado no eixo monumental, Brasília, e contará com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
A participação do presidente no Congresso da UNE, que deve receber cerca de 10 mil participantes e já é tido como o maior e mais representativo em toda a história da entidade, se dará no dia 16, às 11h, e o credenciamento de jornalistas para o evento será diretamente com o credenciamento da Presidência. Além de abrir o encontro dos prounistas, o presidente Lula receberá dos bolsistas uma carta com reivindicações, levando em consideração as especificidades do programa nos estados.
O ProUni deu oportunidade para mais de 600 mil pessoas, desde 2005, ingressarem numa universidade, a partir de bolsas de estudos parciais e integrais. O programa é avaliado pela UNE como um importante instrumento para o processo de inclusão social brasileiro. Todos podem participar do encontro. No dia 17, haverá também debates e discussões na Universidade de Brasília (UnB).
Desde 2007, a entidade vem promovendo encontros estaduais com os prounistas para debater as normas e pensar propostas para aperfeiçoar o programa.
Deborah Moreira - Fonte: Carta Capital - 07/07/09.
Detalhes: http://www.une.org.br/congresso/
MENSAGENS DE NOSSOS LEITORES E COLABORADORES
"O Plano Real foi realmente, como vocês disseram, uma revolução na vida de todos os brasileiros. Não tenho saudades nenhuma da inflação. Abraços." FM: Sobre o Editorial "15 anos, realmente". Concordamos com você, realmente!!!
"Sinto vergonha, mas a obrigação é de repassar e-mail como este. Desculpe-me: a justiça tarda mas não falha... Será? Tenho minhas dúvidas." FM: Gratos por sua mensagem. "O Remédio não é meu" está na coluna "A Jente Herramos"...
"Está no ar, no portal do Ministério do Turismo, um link especial sobre a Copa do Mundo de 2014. No qual existe uma enquete “Qual deve ser a cidade de abertura da Copa?” Convidamos todos a votarem em Belo Horizonte. Vamos nos unir e mostrar que estamos juntos fortalecendo a importância da Capital Mineira como cidade sede da Copa do Mundo de 2014. Acessem: http://www.copa2014.turismo.gov.br/copamtur/opencms/copa/. Na Enquete ao lado direito, no fim da página, tem um box para votação. Votem e divulguem!!! (Colaboração: Ricardo Lobenwein)" FM: O novo portal é muito interessante. Participem!
"Prezados,
Estamos com 3 vagas e gostaria de solicitar a vocês a divulgação das mesmas entre seu network. Os interessados podem nos enviar currículo por email(informando vaga pretendida) ou pessoalmente na DIFERENCIAL RH, sala 1306 do Edifício Benfica em Itaúna.
Agradeço pela ajuda!
Eliane S M Franco
1) Engenheiro de Processos Pleno- engenheiro metalúrgico com pelo menos 3 anos de experiência em fundição de médio ou grande porte. Indispensável inglês ou francês intermediário a avançado.
2) Gerente de RH - Profissional de nível superior com pelo menos 3 anos de experiência em coordenação da gestão de pessoas em empresas de médio ou grande porte.
3) Gerente Industrial - Engenheiro com pelo menos 3 anos de experiência em gerência de produção em empresas de médio ou grande porte.
Eliane Soares Mendes Franco
Diferencial Recursos Humanos
(37) 3241 1680
(Colaboração: A.M.B."
FM: As oportunidades aparecem. Boa sorte.
DITO E FEITO – “CHÁ DE CADEIRA”
No império, era chique fazer os outros esperar. Como a pontualidade do brasileiro não tem nada de britânica, é muito comum que fiquemos por um longo tempo esperando por alguém que está atrasado. Nesses casos, dizemos que tomamos um ”chá de cadeira”.
Nos tempos do Império, muitos nobres se consideravam superiores aos reles mortais e acreditavam que esperar era trabalho para os súditos. Quando alguém do povo queria uma audiência, eles faziam questão de se atrasar bastante, para salientar que tinham privilégio para tanto. Enquanto a nobreza não aparecia, os súditos se sentavam em cadeiras e lhes era oferecido chá. Assim teria surgido a expressão.
Lívia Lombardo - Fonte: Aventuras na História – Edição 72 – Julho 2009.
PÃO VELHO E...
E Lula distribuindo camisinhas da seleção brasileira aos líderes do G8, reunidos na Itália, contra o aquecimento global? E Lula cochichando ao ouvido e arrancando risadas de Sarkozy? Mas em que língua? Mistério! Bush era o bandido, Obama é o herói do novo encontro. O problema agora são os emergentes liderados pelo Brasil que não querem reduzir a emissão de gases, o que comprometeria o crescimento. Justamente o argumento furado de Bush! Caro Lula, basta não devastar a Amazônia!
... CIRCO POBRE
Preservar a Amazônia e a Mata Atlântica não atrapalharia em nada o crescimento do Brasil. Pelo contrário. Outra coisa: se o governo deslocasse 10% da campanha contra o cigarro, obrigando o uso de filtros no escapamento de ônibus e caminhões, o país contribuiria e muito com o clima e a saúde do mundo. Sem parar de crescer. É simples, quando se quer!
Paulo Navarro - Fonte: O Tempo - 11/07/09.
NINGUÉM SAI - O ESCAPISTA
Nova série mostra a arte de Jonathan Goodwin, PhD em fugir de apertos.
Escapista é o sujeito que foge das armadilhas mais difíceis. Provavelmente você não encontrará essa definição nos seus dicionários, mas o fato é que o britânico Jonathan Goodwin inventou uma profissão. No programa "O Escapista", ele mostra como ganha o pão de cada dia saindo das mais complicadas situações, como estar amarrado a um barco a motor, pregado a uma porta, preso nos trilhos de um trem, enterrado vivo etc. Tem quem ache que tudo não passa de ilusionismo. Pode ser. Fato é que assistir ao cara sair das maiores enrascadas proporciona boa diversão.
Dia 17 de julho às 22 horas no Discovery Channel.
Fonte: Monet - Número 76 - Julho 2009.
Detalhes:
http://dsc.discovery.com/tv/one-way-out/bio/jonathan-goodwin.html
O site de Jonathan Goodwin:
http://www.jonathanescapes.com/
VIZINHOS INCÔMODOS NO TRABALHO
Dúvida. Alguns de seus colegas de trabalho o estão irritando. É você ou são eles?
Resposta. Pode ser uma combinação dos dois, e a disposição física do seu escritório também pode influir. Escritórios abertos -que intensificam os ruídos e as interrupções dos outros- aumentam a irritação no local de trabalho, diz Jonathan Littman, coautor do livro "I Hate People" (Odeio gente).
Considere também que os locais de trabalho estão se tornando mais diversificados, e as pessoas tendem a ter hábitos, preferências e sensibilidades completamente diferentes, diz Bruce M. Patton, vice-diretor do Projeto de Negociação de Harvard. É inevitável que tudo isso interfira de maneiras que deixam as pessoas frustradas.
Em um local de trabalho "você coloca pessoas diferentes juntas; elas não querem necessariamente estar lá e têm motivações diferentes", disse Robert I. Sutton, professor e psicólogo organizacional na Universidade Stanford, na Califórnia.
Dúvida. Como minimizar o impacto de colegas de trabalho que incomodam ao falar interminavelmente sobre seus problemas pessoais, conversar sem parar nas reuniões, estar constantemente atrasados, falar alto ao telefone ou comer coisas de cheiro forte em suas mesas?
Resposta. Você poderia decidir isolar-se e queixar-se amargamente para seus parentes e amigos depois do trabalho, mas não é a melhor abordagem.
Se você não conseguir falar com a pessoa que o incomoda, experimente criar uma estratégia, sugeriu Barbara Gray, professora e diretora do Centro para Pesquisa de Conflitos e Negociação na Universidade Penn State, EUA. Ela divide os incômodos em duas categorias: "os que você consegue suportar e os insuportáveis".
Em um escritório aberto, disse Littman, você pode enviar "sinais ao mesmo tempo sutis e concretos para que as pessoas tenham menos chances de incomodá-lo". Por exemplo, pode criar uma "pseudoporta" no seu cubículo, bloqueando a entrada com uma cadeira para que ninguém o interrompa.
Você também pode armar "alçapões" de fuga ao longo do dia para não ficar constantemente exposto a irritações, disse Littman. Às vezes é melhor cultivar a "arte do distanciamento emocional e da indiferença", disse Sutton. "Não deixe que aquilo atinja sua alma", ele acrescentou. "Às vezes você simplesmente precisa aprender a não se incomodar."
Dúvida. É muito difícil falar com alguém sobre seus hábitos irritantes. Como você decide se precisa conversar a respeito, e como começar?
Resposta. Talvez você precise falar com a pessoa quando a pessoa incômoda está interferindo em seu trabalho, disse Gray. Seja tão neutro e idôneo quanto possível e compreenda que as pessoas podem estar totalmente inconscientes de que estão causando incômodo.
"Explique qual é o comportamento e como ele o afeta", disse Gray. Pode ser alguma coisa do tipo: "Quando você me interrompe no meio de um pensamento, sinto-me incomodado porque não sou capaz de contribuir plenamente para a reunião". Então você precisa ouvir o lado da outra pessoa, apontou a professora.
Dúvida. Em que ponto se deve envolver o gerente?
Resposta. Se o comportamento for mais prejudicial que incômodo, ou se afetar muitas pessoas, talvez um chefe tenha de intervir. Sutton disse que conhece uma situação que envolve projetistas de chips que costumam incomodar muito os colegas e que se recusam a cooperar no ambiente de trabalho. Afinal, ele disse, a direção decidiu que seria melhor "passar-lhes as instruções por baixo da porta e sair correndo".
Phyllis Korkki – Consultor de Carreiras - Fonte: Folha de S.Paulo – 06/07/09.
O VALOR DA COMUNICAÇÃO
Há uma relação direta entre o desenvolvimento das pessoas e o crescimento das empresas onde estas pessoas trabalham. Uma coisa não acontece sem a outra.
É o desenvolvimento das pessoas que impulsiona o crescimento das empresas e é o crescimento das empresas que estimula o desenvolvimento das pessoas.
Esta associação, entretanto, só ocorre de forma eficaz quando há alinhamento entre líderes e liderados -nos planos cultural, estratégico, moral e psicológico.
O alinhamento cultural é o compartilhamento de crenças e valores e o domínio de uma linguagem comum, que confere à empresa unidade de pensamento e de ação.
O alinhamento estratégico dá a todos clareza quanto ao rumo a seguir e assegura a líderes e liderados uma visão do futuro.
O alinhamento moral e psicológico resulta do acordo entre aqueles que têm em comum o propósito de servir e permite o exercícioda intuição e da coragem por quem tem que tomar decisões sem supervisão, como se sob supervisãoestivesse.
A condição para que isso aconteça é a prática permanente da comunicação em todos os âmbitos. Dentre as tantas definições de comunicação, a que mais me agrada é a que diz que comunicar é influenciar e ser influenciado na busca do que é o certo.
Ou seja: comunicação é via de mão dupla e se dá pelo diálogo direto pessoa a pessoa. O que se escreve nas atas e nos contratos é a ratificação do que ficou estabelecido na conversa.
A palavra falada serve para o conhecimento entre as pessoas, oalinhamento e a criação de relações de confiança entre líder e liderado e para que se chegue ao mais importante na tomada de umadecisão, que é o como e o porquê a decisão se deu.
A tecnologia da informação trouxe para as empresas meios que proporcionaram muitos ganhos em produtividade. Mas se a internet permite que mensagens sejam transmitidas em tempo real para qualquer lugar do mundo, agilizando processos, ela impõe também o desafio de se buscar a dosagem certa de seu uso -porque o e-mail não deve ser o refúgio de quem prefere fugir do confronto de ideias na base do olho no olho.
Comunicação é mais que informação. A informação subsidia, atualiza, nivela conhecimento. A comunicação sela pactos e educa.
Nas empresas, a educação das pessoas será sempre fruto da prática da pedagogia da presença, o que significa que o líder deve oferecer a seu liderado tempo, presença, experiência e exemplos -comunicar-se, enfim, com vistas ao crescimento de ambos, tarefa impossível de ser bem feita somente à base de recados pela internet.
Emílio Odebrecht - Fonte: Folha de S.Paulo - 05/07/09.
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http://www.faculdademental.com.br/fale.php